Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Terceiro domingo do tempo comum

Jesus nos chama hoje a seguí-lo. Esse convite é o mesmo que foi feito aos primeiros apóstolos, não obstante as circuntâncias sejam diferentes: hoje temos uma visão de conjunto que os nossos primeiros irmãos na fé não tiveram.

Eles não sabiam que Jesus era o Verbo de Deus encarnado, o Filho Unigênito de Deus.

Eles não sabiam que Jesus iria fazer milagres de cura, de expulsão de demônios, de multiplicação de pães e peixes, e de ressurreição de mortos.

Eles não sabiam que Jesus iria perdoar os mais desprezados pecadores e confundir os doutores da lei.

Também não sabiam que Jesus iria morrer de morte ignominiosa na cruz e que iria ressuscitar dos mortos ao terceiro dia.

Eles não sabiam de nada disso, mas o seguiram. O convite permanece, mas agora temos dois milênios de testemunhos das Escrituras e da Igreja, dos apóstolos e primeiros discípulos e dos santos conhecidos e desconhecidos da história.

Jesus é a única luz que pode nos guiar. Somos seguidores de Jesus Cristo, e de Paulo e de Pedro e de todos os santos, na Comunhão dos Santos, pois pertencemos ao mesmo Corpo Místico de Cristo. Um corpo, se dividido, morre. O Corpo de Cristo é imortal.

Somos de Jesus, mas não estamos sós com Jesus, estamos com todos os Santos, não obstante tenhamos que entrar no Santo dos Santos (o sacrário de nossa alma) a sós para oferecer o sacrifício de nosso coração contrito.

Nosso ser é único e irrepetível, sabemos disso pela experiência da consciência de nossa consciência. Não posso pedir a alguém que se converta por mim, mas posso pedir a Deus que não leve em conta o pecado de meu irmão e que o coloque em minha conta... desde que haja algum crédito... Essa é a Comunhão dos Santos... Dispensar as graças porque antes foram recebidas do depósito infinito de graças do sacrifício do Filho de Deus. E a primeira a participar dessa Comunhão é a Virgem Maria, como dispensadora universal das graças de seu Filho.

Jesus nos chama a seguí-lo. É o primeiro passo. Depois Ele e o Espírito Santo irão nos ensinar todas as coisas que precisamos para viver a plena maturidade de filhos adotivos de Deus, co-herdeiros de Jesus, almas imortais que libertas do pecado irão crescer em liberdade, porque terão crescido em caridade.

Levantemo-nos, Jesus nos chama, Maria nos dispensa suas flores e temos que providenciar sua entrega.