Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Quarto domingo do tempo comum

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós." (São Mateus V:3-12)

A educação deste mundo ensina exatamente o contrário: a soberba do espírito, a indiferença ante a injustiça (ou até mesmo a alegria diabólica diante dela), a violência, a vingança, a impureza, a malícia, a difamação e a perseguição.

Então, este sermão para ser verdadeiramente entendido pelo homem de hoje, deve provocar um choque em sua alma, deve ser um escândalo. Se não o for, não passará de diletantismo, de palavras ao vento.

Contemplemos o "sermão da montanha" ao lado do Cristo Crucificado. Coloquemos na boca de Jesus ofegante na cruz todas essas palavras. Só então as entenderemos, porque quereremos vivê-las aos pés da cruz, carregando a nossa pequena cruz, que nos foi entregue pelo Crucificado.

Não há outro modo de entender essas palavras, porque elas são exigentes, elas requerem a cruz. Não há como sermos  puro de coração, se não formos violentos com nossa malícia. Não há como sermos verdadeiramente mansos (que difere infinitamente do ensinamento moderno do ser "politicamente correto") se não formos violentos com nossa violência. Não há como sermos sedentes de justiça, se não formos violentos com nossa injustiça. Não há como recebermos um coração cheio de misericórdia, se não formos misericordiosos e não fizermos violência contra nosso ódio e nossa indiferença.

Os bem-aventurados são os seguidores de Jesus, os seguidores do Crucificado, aqueles que carregam a sua cruz.

Jesus, dai-nos a Ciência da Cruz, e tirai-nos toda pseudo-ciência, que seja contrária a essa Ciência Divina, única que nos pode levar à salvação, às bem-aventuranças.

Jesus fazei das coisas desprezíveis e desprezadas nosso maior tesouro. Jesus, dai-nos a Ciência da Cruz.

Nossa Senhora das Dores,

Rogai por nós.