Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Primeiro domingo da Quaresma

 

Somos todos os dias bombardeados com propostas maliciosas como aquela feita a Eva pela serpente: "É verdade que Deus vos disse: 'Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?'"(Gênesis III,1b)

Sabemos que não foi isso que Deus tinha dito a Eva (como ela mesma responde à serpente em seguida - consulte sua bíblia), mas a ardilosidade do mal está em colocar em nossos corações uma dúvida, pequena que seja, sobre a bondade de Deus.

Quantos de nós não duvidamos dessa bondade nos acontecimentos de cada dia. Quantos de nós não perguntamos: "Onde está Deus nisso?". E nesse "nisso" estão tantas coisas, tantos momentos que culpamos Deus e nos inocentamos... Não será isso fruto de não se rechassar com vigor e com a verdade mentiras como algumas que cito a seguir? Como fazer isso senão com vigilância, orações e estudo?

Exemplos de acusações que ouvimos todos os dias: "A sua igreja, o seu deus não ama o ser humano, pois ele proíbe que se façam pesquisas com células tronco", "Mas a mulher não direito sobre o seu corpo, sendo livre para decidir a respeito do aborto?, "O seu deus é impotente, pois ele não está se importando com as tragédias, com a fome, com as desgraças da humanidade", "O seu deus é mal porque ele proíbe as relações sexuais abertas... o sexo não é natural?", "A sua religião não se coaduna com o progresso da humanidade", "A bíblia é um livro desatualizado, nós viemos do macaco, você não sabe disso ainda?"

Se não estivermos preparados para cada uma dessas investidas do demônio, pereceremos. Este tempo da Quaresma é oportuno para meditarmos em cada ponto de nossa fé, quem somos, porque e para que fomos criados, para onde caminhamos, ou seja, recordarmos a nossa verdadeira natureza de filhos de Deus, caídos, mas redimidos, nosso verdadeiro dever de conversão contínua, resultado da consciência viva de nossa verdadeira dependência da redenção divina, efetivamente realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz e na glória de sua ressurreição, e que vivemos neste mundo por meio da fé, da esperança, dos sacramentos e manifestamos através da caridade viva. Se permanecermos com Jesus e vivermos seus ensinamentos, Ele permanecerá conosco, conforme Sua divina e infalível promessa.

Caminhemos juntos nessa bendita Quaresma, com cinzas sobre nossas cabeças, lágrimas nos nossos corações, aguardando a manifestação das graças de Nosso Senhor Jesus Cristo, que serão trazidas por Nossa Senhora das Graças, a quem confiamos todas as nossas súplicas.