Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Porquê ter medo? - Homilia grega antiga


Os discípulos aproximam-se dEle, despertam-no e dizem: «Senhor, ajuda-nos que perecemos!»... Ó bem-aventurados, ó verdadeiros discípulos de Deus, tendes convosco o Senhor, vosso Salvador e temeis um perigo? A Vida está covosco e e inquieta-vos a vossa morte? Tirais do sono o Criador presente convosco, como se Ele não pudesse, mesmo a dormir, acalmar as ondas, fazer cessar a tempestade.


Que respondem a isto os discípulos bem-amados? Somos criancinhas ainda fracas. Ainda não somos homens vigorosos... Ainda não vimos a cruz; a paixão do Senhor, a sua ressurreição, a sua ascensão aos céus, a descida do Espírito Santo Paráclito ainda nos não tornaram sólidos... O Senhor tem razão ao dizer-nos: «Porque temeis, homens de pouca fé?» Porque estais sem força? Porquê essa falta de confiança? Porquê tão pouca temeridade quando tendes a Confiança convosco? Mesmo que a morte irrompesse, não deveríeis suportá-la com grande constância? Em tudo aquilo que acontece, dar-vos-ei a força necessária, em todo o perigo, em toda a prova, incluindo a saída da alma do seu corpo... Se, nos perigos, a minha força é necessária para tudo suportar com fé, como um homem, quanto mais necessária não é ela em presença das tentações da vida, para não cair!


Porque vos perturbais, gente de pouca fé? Sabeis que tenho poder sobre a terra; porque não acreditais que tenho também poder sobre o mar? Se me reconheceis como verdadeiro Deus e Criador de tudo, porque não acreditais que tenho poder sobre tudo o que criei? «Então ergueu-se e comandou com força os ventos e o mar e fez-se uma grande calma».