Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Obrigado Senhor por não me atender.

A fé sem escrúpulos na Pessoa de Jesus Cristo: a nossa verdadeira alegria.

Evangelho de São Mateus XV, 21-28: "Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio. Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos. Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: Senhor, ajuda-me! Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos...    
Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada."

Comentário: Jesus foi grosseiro com aquela pobre mulher, não para destruí-la, mas para purificar a sua súplica. Não bastava para Jesus apenas curar a filha endemoniada; era necessário elevar o coração daquela pobre mulher às verdades da fé...  o texto não nos detalha qual foi a iluminação que Jesus lhe proporcionou, mas podemos imaginar... mas temos a certeza de que isso ocorreu pois Jesus lhe afirmou em alto e bom som: Ó mulher, grande é tua fé. Seja-te feito como desejas.

Nós por outro lado não somos atendidos em nossos pedidos... porque estes são carnais, não visam os bens eternos, são pequenos, ou melhor, pequeno é o coração que faz as súplicas, pequeno é esse coração do homem exterior, que visa somente a satisfação dos sentidos, incapaz de amar, incapaz de pedir algo durável como a salvação da própria alma e da alma de seus amigos e inimigos. Pedimos uma boa saúde, mas para quê? Para ofender por mais tempo a Deus com nossos pecados? Que Deus não nos atenda em nossos pedidos. Que essa seja a minha oração até que eu possa verdadeiramente pedir algo decente para Deus, ou melhor, continuarei fazendo meus pedidos carnais para conhecer melhor a minha vileza.